Contágio pelo vírus influenza
A forma principal de contágio da gripe ocorre de pessoa para pessoa através de gotas suspensas no ar, quando alguma pessoa já infectada lança estas mesmas gotas ao espirrar ou tossir. Normalmente quando estas gotas são lançadas no ar, podem elas atingir uma distância de cerca de 1 metro, podendo ser inaladas por outras pessoas.
O contágio também pode ocorrer diretamente através do beijo entre pessoas infectadas. Cientificamente, o indivíduo adulto infectado poderá ser transmissor do vírus desde o dia anterior ao aparecimento dos sintomas até 7 dias após a instalação da Doença o que nos permite dizer que o indivíduo é transmissor da doença antes mesmo de saber que está doente.
Como é o vírus influenza?
O vírus Influenza é um vírus especulado cujo RNA possui uma grande capacidade de mutação. Suas espículas permitem que haja uma facilitação, quando da sua aderência na mucosa e membrana das células. Possui ainda uma capa protetora (Cápside), que protege o seu RNA nucleolar (material genético) quanto a agressões. Depois que o vírus penetra no interior de uma célula, o RNA viral se liga ao RNA do hospedeiro guiando a fabricação dos novos vírus infectantes.