O que é gripe?
A gripe é uma das doenças respiratórias que mais acomete o homem (mais de 10% da população mundial tem, pelo menos, uma gripe a cada ano). Ela é causada por um vírus específico, o vírus Influenza, descoberto em 1933. Esse vírus, cientificamente conhecido como Myxovirus influenza, é um vírus do tipo RNA, classificado na família Orthomyxoviridae. Dentro desta família existe apenas um gênero, Influenza vírus, composto por três sorotipos, A, B e C, que se distinguem pelo fato dos seus antígenos internos apresentarem reações antigênicas cruzadas entre membros de cada sorotipo, mas não entre sorotipos diferentes.
Existem ainda, outras diferenças biológicas importantes:
- Enquanto o vírus influenza A tem sido isolado em muitas espécies animais, além do homem, o vírus influenza B é exclusivamente humano.
- Quando comparamos as glicoproteínas de superfície do vírus influenza A, estas exibem uma maior variabilidade, se comparadas com os vírus B e C.
- Análises específicas permitem dizer que o vírus influenza A e B estão, morfológica e molecularmente, mais estreitamente relacionados, se comparados ao C.
- As estirpes epidêmicas são classificadas como A ou B, dependendo das propriedades antigênicas internas (não glicolisadas).
- Os vírus influenza C possuem fatores antigênicos internos distintos dos encontrados nas estirpes A e B e, o seu papel na morbilidade por gripe é menor, uma vez que a sua circulação endêmica é clinicamente pequena. O vírus da gripe é altamente mutante, o que faz com que possa alterar suas características de tempos em tempos, sendo ainda de fácil disseminação, o que possibilita que um indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida.
- Na história mundial da gripe sabe-se que aproximadamente a cada 10 anos surge uma nova cepa viral com características muito diferentes dos demais membros de sua família. Neste momento, ocorre a condição propícia para a instalação dos grandes surtos de infecção.
- O contágio pelo Myxovirus influenza é feito pela penetração do vírus no corpo, por meio de gotículas inaladas. Uma vez dentro do organismo, em condições normais, instala-se ele dentro de células, reproduz-se e continua a invadir outras células até que as células de defesa do sistema imunológico o persigam e o exterminem, sendo que todo este processo dura, aproximadamente uma semana, acarretando a série de sintomas peculiares da Gripe. A gripe, por enfraquecer o sistema imunológico, pode levar à morte pois possibilita a exacerbação das infecções provocadas por outros agentes.
A gripe é uma doença que pode ser prevenida